Crustáceos
Classificação científica
Reino:
Animal
Filo:
Arthropoda
Subfilo:
Crustacea
Classe:
Malacostraca
Ordem:
Decapoda
Subordem:
Penaeoidea
Família:
Penaeidae
Género:
Penaeus
O Camarão-rosa (Penaeus brasiliensis) é um camarão marinho da família dos peneídeos, encontrado do Leste dos Estados Unidos ao Sul do Brasil. Tal espécie atinge cerca de 18 cm de comprimento e tem o corpo vermelho com pontos escuros. Também é conhecido pelos nomes de caboclo, camarão-branco e vilafranca.
O nome válido desta espécie é Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817)1 Filo: Arthropoda
Classe: Crustacea
Subclasse: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Palemonidae Uma muda bem complicada Quando o camarão muda de casca, ele sai da velha carapaça porque esta se tornou muito pequena para ele. A nova carapaça forma-se dentro da antiga e é mais estreita. Mas como ela ainda é mole, o camarão a dilata absorvendo água para inchar o corpo. Quando a carapaça endurece, é só eliminar a água para ter espaço para crescer.
O endurecimento da carapaça dura dois dias e, durante esse tempo, o camarão fica escondido, pois se sente vulnerável. Ao contrário do camarão cinzento que prefere os fundos arenosos, o camarão-rosa vive nas costas rochosas. Uma de suas características é o abdome com formato de acento circunflexo.
Ele possui ainda dois pares de antenas compridas e flexíveis, ramificadas em três filamentos dirigidos para frente, para o alto e para trás. Tem olhos grandes e o conjunto do corpo é marcado por estreitas linhas marrom-avermelhadas. O camarão rosa alimenta-se principalmente de carniça e detritos diversos.
CAMARÃO ROSA (Farfantepenaeus paulensis)
CRUSTÁCEOS A maioria dos crustáceos é marinha, porém muitos ocorrem em água-doce e uns poucos vivem em lugares úmidos na terra, como o tatuzinho de jardim. Os crustáceos são animais de vida livre, com exceção de algumas formas que são sésseis ou parasitas,
O corpo