Crp SUAS
Especial
9912211301/2008 - DR/RS
Conselho Regional de
Psicologia 7ª Região
CORREIOS
Ano XII
Número 57
Jan | Fev | Mar 2012
Atuação do
Psicólogo no SUAS
Nos últimos anos, a Assistência Social fortaleceu-se como política pública garantidora de direitos com os objetivos de proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, fortalecendo-se nas políticas públicas. É nesse contexto que essa profissão une-se à Psicologia.
A atuação de psicólogos na política de Assistência Social, especialmente, no Sistema Único de Assistência Social
(SUAS), se caracteriza pelo pluralismo e respeito aos princípios e valores estabelecidos nos Códigos de Ética de cada profissão.
Nessa edição do EntreLinhas queremos estimular os debates acerca dessas relações, integrar o conhecimento produzido e as práticas vivenciadas entre a Psicologia e o SUAS.
Imagem da VIII Conferência Nacional de Assistência Social
1
editorial
E
m 2012, a Psicologia comemora 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Contabilizamos, então, meio século de tentativas, das mais diversas, de inserção e consolidação profissional. Datas como essa ensejam processos de reflexão acerca dos caminhos escolhidos, das práticas efetivadas e dos efeitos construídos. O EntreLinhas pretende contribuir com essa discussão e abordar as questões que permeiam o saber-fazer da Psicologia e o campo da Assistência Social, tendo em vista os contextos históricos e os processos de intensificação das inserções da Psicologia no campo, em especial, no
Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Partimos dos desafios do trabalho interdisciplinar no SUAS. Destacamos a inserção da Psicologia em pesquisas na área e as ações prestadas na Assistência Social, a partir de depoimentos da atuação na Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE); a mobilização dos profissionais frente a implantação da política de assistência social; o “Conversando sobre a Psicologia e o SUAS” e os relatos de