Crown Hall Mies
MIES VAN DER ROHE
BIOGRAFIA MARIA LUDWIG MICHAEL MIES nasceu em Aachen em 27 de março de 1886. Estudava na Spenrathschule e aos 15 anos, devido as condições econômicas da família, começa a trabalhar para Max Fischer, um especialista em decorações de estuque para interiores. Neste momento, desenvolve sua habilidade de desenho à mão e começa a entrar em contato com os arquitetos locais.
Em 1905 foi trabalhar em Berlim, no estúdio de Bruno Paul, aonde conseguiu a primeira encomenda individual, a Casa Riehl, em Potsdam-Neubabelsberg, na Alemanha, concluída em 1907. No ano de 1913, Mies Van Der Rohe abriu um estúdio próprio em Berlim e projetou para si mesmo, em 1914 uma casa em Werder, na Alemanha. Contudo, após a Primeira Guerra Mundial seu estilo muda completamente, alinhando-se aos movimentos de vanguarda. Começa a se apoiar no sonho expressionista da Arquitetura de Vidro, traçado pelo escritor Paul Scheerbart.
No seu modo de projetar, a forma é a manifestação última, consequência de um processo produtivo, e não um ponto de partida. Projetava seguindo os preceitos do racionalismo, linhas geométricas claras, sofisticação e minimalismo. Utilizou materiais como o aço e o vidro para determinar espaços internos e externos. Foi influenciado por Frank
Lloyd Wright, com o estilo presente nas Casas da Pradaria, através dos espaços fluídos. Uma de suas mais conhecidas obras é o Pavilhão de Barcelona, de 1929, na qual aplica pilares de aço e armação de aço e vidro.
MIES VAN DER ROHE COM O MODELO DO CROWN HALL
CROWN HALL - A OBRA:
Edifício localizado em Chicago, foi projetado por Mies van der Rohe e construído em 1954, com o objetivo de abrigar a escola de arquitetura. O projeto se baseia praticamente em um bloco de aço e vidro. Nele, Mies consegue materializar alguns de seus fundamentos através as simplicidade dos ambientes e a iluminação natural proporcionada pelos vidros. Sua área interna, é desprovida de colunas,