Filosofia aristoteles
Nathann Eduardo da Silveira Pacheco Lima1
2) Porque Aristóteles considera necessário introduzir distinções acerca da causalidade, do ser etc.?
Aristóteles, criticava tanto Platão quanto os pré-socráticos, por não fazerem determinadas distinções entre as noções que discutiam, provocando confusões conceituais. Aristóteles defende a necessidade de formular distinções claras, podendo assim superar essas confusões conceituais, desenvolvendo sua teoria sobre o ser, sua metafísica com base nesse propósito. Afirmando que as distinções servem para que não haja confusão ou conflitos em vários sentidos tanto no uso do verbo “ser” ou da causalidade, assim evitando equívocos. 4) Qual o sentido e a importância do sistema de Aristóteles? O sistema de Aristóteles foi de importância capital, pois foi através dela que o saber cientifico se difundiu. Sua difusão foi de extrema importância para a valorização da ciência empírica, da ética, da política e da estética, seu sistema tem um caráter didático, analítico e sistemático, tendo mais ênfase do que os diálogos de Platão, facilitando sua transmissão e absorção. 6) Por que, segundo Aristóteles, no texto mencionado, “a possibilidade de ensinar é indicio de saber”? Para Aristóteles é mais importante possuir a teoria e conhecer as causas do que apenas obter a prática. 8) Como se relaciona o saber teórico com as demais formas de conhecimento, segundo o texto?
Segundo Aristóteles os tipos de conhecimento são independentes. O fato de, uma pessoa ter facilidade nos conhecimentos teóricos, não implica em facilidades no conhecimento produtivo ou prático, é muito difícil o mesmo ser humano dominar todos os tipos de conhecimento.
REFERÊNCIAS
MARCONDES, Danilo. Iniciação a história da filosofia: Dos pré-socráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.