Trabalho de Teoria da Arquitetura e Urbanismo
Introdução 2
Biografia 3
Conceitos 4
Partido 6
Obras
Casa Riehl 7
Pavilhão de Barcelona 9
Casa Tugendhat 12
Casa Farnsworth 15
Estudo de caso
Crown Hall 18
Bibliografia 21
INTRODUÇÃO
O trabalho tem por objetivo a compreensão dos métodos racionais da arquitetura moderna, usando como exemplo o arquiteto Mies Van Der Rohe, identificando o seu método próprio.
Para tanto baseamos a análise nos pressupostos que diferem a construção de uma arquitetura moderna, que é o de racionalização de projeto, opção funcionalista atrelada ao desenho, a estrutura como base projetual, a estética dos materiais e a “essencialidade” no projeto.
Mies Van Der Rohe representa uma biografia bastante interessante do ponto de vista de metodologia, uma vez que não se iniciou na arquitetura moderna, mas a desenvolveu com os anos; aperfeiçoando―a de tal modo que fez uma linguagem própria de construir, com um atento exame de cada parte e de seus limites, onde cristalizasse um todo indissociável e permanente, sendo em sua forma como uma espécie de testemunha de um tratado de arquitetura.
BIOGRAFIA
Nasce em 27 de março de 1886, em Aachem, Alemanha, com o nome de Maria Ludwig Michael Mies Rohe, que mais tarde seria mundialmente famoso como Mies Van Der Rohe, um dos mais importantes arquitetos do séc. XX.
Mudou se para Berlim em 1905, passando a trabalhar como desenhista para Bruno Paul, arquiteto e decorador radicado em Berlim. Nesse período tem a oportunidade de projetar sua primeira casa para o filósofo Alois Riehl, sendo um importante período para definir questões filosóficas e de estética que o acompanhariam toda a vida.
Em 1908 entra no importante escritório de Peter Behrens, arquiteto alemão, aonde permanece até 1913, quando se desliga para abrir seu próprio escritório. No início de sua carreira atuou pouco, com