Cronograma
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Orientação Geral
1.1 Na avaliação do candidato, toma-se, como eixo central, as práticas de linguagem materializadas em textos/discursos e configuradas em gêneros textuais, situadas em contextos sócio-históricos de produção de sentidos, à luz de diferentes dimensões pelas quais elas se constituem: fonético-fonológicas, gramaticais, linguísticas, textuais, semânticas, discursivas, estilísticas. Essa visão é pautada nas atuais diretrizes curriculares (nacionais e do Paraná) para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica.
1.2 Espera-se que o candidato demonstre capacidades de leitura, produção e análise linguísticaem diversas situações discursivas requeridas nas mais variadas práticas sociais que tem como base o uso real da língua portuguesa.
1.3 Busca-se, assim, avaliar a competência comunicativa do candidatoa) Na leitura e compreensão de textos. O candidato deve ser proficiente na leitura de diferentes gêneros textuais, sabendo diferenciá-los pelas suas características contextuais, linguístico-discursivas e multimodais. Deve saber mobilizar conhecimentos linguísticos, textuais e de mundo para apreender os sentidos dos textos. Deve saber diferenciar o tema principal dos secundários; fato de opinião; identificar informações explícitas; inferir informações implícitas; identificar e compreender diversos tipos de relações linguísticodiscursivase semânticas responsáveis pela construção dos sentidos dos textos.
b) Na reflexão linguística. O candidato deve ser capaz de observar e analisar a língua em uso, o que inclui uma reflexão sob o ponto de vista da pontuação, ortografia, morfologia, sintaxe, semântica, estilística, variedades linguísticas, estratégias coesivas, relações e diferenças entre língua oral e língua escrita – tanto no nível fonológico-ortográfico, como
VESTIBULAR UENP 2015
18
textual-discursivo –, visando à construção de conhecimentos sobre o sistema linguístico e à obtenção da