Cronograma e recursos
O cronograma é o produto de um método bem definido, e não um conjunto de barras desenhadas a esmo. O cronograma integrado leva em conta as premissas adotadas e materializa graficamente o resultado dos cálculos efetuados segundo o PERT/CPM.
A prática de produzir cronogramas meramente "puxando barras" é errada e repudiável, pois incorpora alta dose de empirismo,
O cronograma é, por excelência, o instrumento do planejamento no dia a dia da obra e é com base nele que o gerente e sua equipe devem tomar as seguintes providências: * Programar as atividades das equipes de campo * Instruir as equipes * Fazer pedidos de compra * Alugar equipamentos * Recrutar operários * Aferir o progresso das atividades * Monitorar atraso ou adiantamentos das atividades * Replanejar a obra * Pautar reuniões
CRONOGRAMA DE GANTT
A visualização das atividades com suas datas de início e fim podem ser conseguidas lançando-se mão do recurso gráfico chamado de cronograma de Gantt, assim batizado em homenagem ao engenheiro norte-americano Henry Gantt, que introduziu o cronograma de barras como ferramenta de controle de produção de atividades, sobretudo na construção de navios cargueiros no início do século XX.
O cronograma de Gantt é um gráfico simples: à esquerda figuram as atividades e à direita, as suas respectivas barras desenhadas em uma escala de tempo, O comprimento da barra representa a duração da atividade, cujas datas de início e fim podem ser lidas nas subdivisões da escala de tempo. Um exemplo simples é visto a seguir:
O cronograma de Gantt constitui uma importante ferramenta de controle, porque é visualmente atraente, fácil de ser lido e apresenta de maneira simples e imediata a posição relativa das atividades ao longo do tempo. Qualquer pessoa com um mínimo de instrução pode manusear um cronograma e dele extrair informação sem dificuldade.
O cronograma de barras, como originalmente concebido, tem a deficiência de não