Cronograma de planejamento de aula
A modernização do campo e o consequente desenvolvimento da agricultura no cenário regional têm contribuído de forma decisiva para as mudanças socioeconômicas verificadas no espaço agrário que, por sua vez, nos fornece base para compreensão a respeito da reorganização espacial.
A expansão do capital e a oligopolização provocado, sobretudo, pela inserção da multinacional Del Monte Flesh Produce no Vale do Açu - RN permitiu que esse agente econômico expandisse a sua produção de fruticultura irrigada para o município de Ipanguaçu. Esse fato têm acentuado ainda mais desigualdades socioespaciais nessa região, moldando as velhas estruturas preexistentes para satisfazer os próprios interesses do capital.
É nessa perspectiva que o meio rural de Ipanguaçu vem passando por intenso processo de transformação e de mudanças não só na sua estrutura agrária, mas também nas relações de trabalho no campo.
A modernização do campo e o consequente desenvolvimento da agricultura no cenário nacional e regional têm contribuído de forma decisiva para as mudanças socioeconômicas verificadas no espaço agrário brasileiro que, por sua vez, nos fornece base para compreensão a respeito da reorganização espacial do Vale do Açu – RN, em especial o município de Ipanguaçu – RN o qual estamos desenvolvendo as nossas análises, sendo visível em sua espacialidade o intenso processo de modernização da agricultura e, em contrapartida, o aumento da desigualdade socioespacial. O município de Ipanguaçu está inserido no polo de fruticultura irrigada do vale do Açu – RN, sendo um dos maiores produtores de banana no mundo na atualidade.
Dentre as principais transformações evidenciadas no meio rural desse município destaca-se: as mudanças nas relações de trabalho e de produção no campo; a desarticulação do modo de produção familiar; a expropriação e proletarização do agricultor familiar, sobretudo, aquele que não