Cromatograma
QUESTIONÁRIO:
1) A partir do cromatograma obtido referente às canetas hidrocor:
a) Indique quais as cores dos pigmentos que constituem a cor da caneta preta. b) Indique quais as cores dos pigmentos que constituem a cor da caneta marrom. c) Calcule o RF para as cores dos pigmentos que compõem cada uma das canetas hidrocor.
2) Calcule o RF para cada íon metálico, a partir do cromatograma obtido. Qual a composição da amostra desconhecida?
3) Se no cromatograma da questão anterior, a frente do solvente (linha do solvente) chegasse somente até a metade da altura, ou seja, se deixássemos o papel um tempo menor com a parte inferior imersa no solvente, o valor do RF correspondente a cada íon seria diferente? Justifique sua resposta.
R.: Não. Quando diminuímos o tempo do processo, a distância que os compostos se deslocam(C) e a distância percorrida pelo solvente (S) também diminuem. Por exemplo: Caso o tempo tenha sido metade do total, a equação Rf= C/S ficaria Rf= C/2/S/2, ou seja, dariam o mesmo resultado, mantendo a proporcionalidade.
4) Os valores de RF de compostos polares tenderiam a aumentar ou a diminuir com o aumento da polaridade do solvente? Justifique sua resposta.
R.: Esses valores tenderiam a aumentar, pois as substâncias cujos componentes são polares interagem mais com solventes polares fazendo com que se movam mais rápido. Aumentamos assim o valor de C e, consequentemente, o valor do Rf.
5) Por que é conveniente fazer manchas bem pequenas para a obtenção de um cromatograma?
R.: Manchas pequenas se decompõem mais rápido além de não se espalharem tanto, evitando o famoso “borrão” que atrapalha na hora da visualização.
6) Ao se fazer uma cromatografia em papel de uma determinada amostra, que estávamos suspeitando que fosse de íons cobre ou manganês, obtivemos um valor de RF igual a 0,60. Pergunta-se:
a) Qual o procedimento para se tirar a dúvida se a amostra desconhecida contém íons cobre