Cromato
Disciplina: Cromatografia e Espectrometria - CQ040
Curso: Farmácia
Relatório nº 1 (15/10/2014)
Assunto da aula:
SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE CORANTES POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA (CCD)
Professore responsável: Luiz Pereira Ramos
Membros do grupo:
Gustavo Torres Correa
Jessica Carolina dos Santos
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 3
II. OBJETIVO DO EXPERIMENTO 5
III. MATERIAIS E METÓDOS 6
IV. PROCEDIMENTO 7
V. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
VI. REFERÊNCIAS 12
I. INTRODUÇÃO A cromatografia é um método que permite a separação, identificação e determinação de componentes químicos em misturas complexas. A cromatografia pode ser utilizada para separação dos componentes de uma mistura, para purificação de compostos, identificação de compostos e purificação de compostos.
Existem diferentes métodos cromatográficos, no entanto, todos esses métodos apresentam em comum o uso de uma fase estacionária e de uma fase móvel.
Os componentes de uma mistura são transportados através da fase estacionária pelo fluxo da fase móvel e as separações ocorrem com base nas diferenças de velocidade de migração entre os componentes da fase móvel.
Os métodos cromatográficos podem ser classificados em duas categorias, 1° cromatografia em coluna, a fase estacionária é mantida em um tubo estreito e a fase móvel, forçada através do tubo sob pressão ou por gravidade. 2° cromatografia planar, a fase estacionária é suportada sobre uma placa plana ou nos poros de um papel. Nesse caso, a fase móvel desloca-se através da fase estacionária por ação da capilaridade ou sob a influência da gravidade. Dentro da cromatografia planar temos a cromatografia em camada delgada (CCD). Este método consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido-líquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de adsorvente retido em uma superfície plana (fase