Equilibrio quimico de cromatos
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS – CCAB
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA – DA
CURSO DE AGRONOMIA
PRÁTICA 1:
EQUILIBRIO QUÍMICO ENTRE CrO4 (cromato) E Cr2O7 (dicromato) E O EFEITO DO MEIO ÁCIDO BÁSICO
CAXIAS DO SUL, 21 DE MARÇO DE 2013.
INTRODUÇÃO:
Nesta Prática será demonstrado o deslocamento do equilíbrio químico em reação direta e inversa, usando cromatos e dicromatos dissolvidos em água, sendo que o cromato (K2CrO4) é de cor amarelada e o dicromato (K2Cr2O7) é de cor alaranjada. Será usado como reagente o NaOH e o HCl, os quais adicionados na solução, deveram proporcionar variações nas cores, mostrando a existência do deslocamento do equilíbrio químico na solução.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Foi colocado 1 ml de cromato (K2CrO4 0,1 mol.L) de cor amarela em tubo de ensaio e 1 ml de dicromato (K2Cr2O7 0,1 mol.L) de cor laranja em outro tubo de ensaio. Em dois novos tubos de ensaio repetiu-se o procedimento para que estes sirvam de padrão para comparação das cores. Então foi adicionado, gota a gota, o reagente NaOH 0,1 mol.L, alternadamente em cada solução, até que ocorreu alguma mudança na cor, a qual aconteceu com 12 gotas, no tubo do dicromato, que passou de alaranjado para laranja fraco, porque o reagente liberou o íon OH-, quebrando a molécula dos dicromatos, formando cromatos, deslocando o equilíbrio para direita, predominando a cor do cromato.
Então neste tubo, foi adicionado, gota a gota, o HCl 1,0 mol.L até notar uma nova mudança na cor, a qual ocorreu com 15 gotas, onde a cor alaranjada voltou a predominar, pois o HCl, liberou o íon H+, dando a reação de equilíbrio inversa, deslocando o equilíbrio para a direita.
Após este procedimento, pegaram-se mais dois tubos com as mesmas soluções iniciais, e foi adicionado novamente gota a gota, HCl 0,1 mol.L, alternadamente até que houvesse mudança, neste