CRM numa instituição de ensino superior
No universo de marketing, um dos fundamentos da estrutura é a relação entre clientes e produto. A origem desse processo pode ser comprovada através da relação entre cliente e fornecedor e a partir dessa interacção surge a acção do marketing denominada Marketing de Relacionamento.
A medida que as empresas investem no profissionalismo tais quadros devem aproveitar o contacto com o cliente para conhecer o seu perfil, emocional de forma a conduzir melhor a operação comercial, tais práticas devem ser acompanhadas pela manutenção da base de dados dos cliente activos, o relacionamento empresa/cliente visa estimular a lealdade através da humanização do contacto com cliente tornando a relação entre ambos mais transparente possível procurando solucionar os problemas do cliente de forma eficiente, aumentando a chance de se construir um relacionamento mais sólido e duradouro com os consumidores, seduzidos 24horas por dia pelos produtos de concorrentes cada vez mais atractivos, orientando-os e ao mesmo tempo deixando-os livre para tomar as suas decisões de escolha, conquistar o respeito, proporcionando um atendimento pôs venda transmitindo ao cliente a sensação de que a empresa se importa com ele.
ESTRATÉGIA NO USO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
IV.I - CONQUISTA, RETENÇÃO, RELACIONAMENTO
Conseguir a fidelidade dos clientes nos dias de hoje, é mais complexo do que no passado. Com a internet, ficou mais fácil para o cliente pesquisar e encontrar rapidamente o que quer, além de comparar produtos, marcas e serviços, considerando qua a qualidade do produto ou serviço e também o atendimento, já não são mais diferenciais e, sim, um requisito básico. Seja ele o consumidor final ou B2B.
Mais do que nunca, torna-se essencial ter uma estratégia em foco nos clientes e um modelo operacional que ajude as empresas a se manter competitivas e rentáveis no mercado. Em outras palavras, as companhias devem