Critérios de Avaliação Nutricional
Mariana Senna
Michelle Figueirôa
Salvador
2014
Mariana Senna / Michelle Figueirôa
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Salvador
2014
Objetivo Geral:
Este trabalho visa ampliar os conhecimentos dos profissionais da saúde sobre a importância da triagem e avaliação nutricional do paciente, com base nos exames, sinais e sintomas disponíveis. O tratamento deverá ser elaborado de acordo com as necessidades de cada paciente, ou seja, personalizado, para que se alcance o objetivo almejado.
Introdução:
A avaliação nutricional é parte fundamental do estudo integral e da atenção de boa qualidade dispensada ao paciente. É a interpretação conjunta de todos os parâmetros (comparados aos valores de referência) e a reavaliação periódica para se obter um diagnóstico nutricional preciso, analisando e avaliando o prognóstico de risco.
É de extrema importância a coleta de dados referente ao histórico dietético e clínico, exame físico e laboratorial e medidas antropométricas, para completar o perfil de avaliação e favorecer a interpretação e identificação das alterações nutricionais.
Cabe ao profissional nutricionista realizar a triagem, a avaliação do estado nutricional e garantir o registro no prontuário do paciente, com base em protocolo pré-estabelecido, de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional.
Essa avaliação do paciente deve ser repetida, no máximo, a cada 10 dias e precede a indicação da terapia nutricional.
1.0 - Exame físico Nutricional: Qual o seu Papel?
O exame físico, também conhecido como semiologia nutricional, faz parte da avaliação nutricional e é importante para avaliar a evolução do estado nutricional, pois ele irá nos fornecer dados sobre deficiências nutricionais.
O exame é realizado céfalo – caudal com o objetivo de determinar as condições nutricionais do paciente. Segue abaixo o esquema do que deve