Critica
KELLI CRISTINA DE ANDRADE – R.A.1222657-2
Questões sobre o texto da Marilena Chauí
MARINGÁ
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR
KELLI CRISTINA DE ANDRADE – R.A.1222657-2
Trabalho sobre questões do texto Marilena Chauí (Convite a Filosofia) apresentado ao curso de graduação em Direito do Centro Universitário de Maringá, sobre orientação do Profº. Edson Barbosa para obtenção da nota parcial referente ao 3º bimestre/2012.
MARINGÁ 2012
1) Quais eram as preocupações dos filósofos pré-socráticos?
Os pré-socráticos dedicavam-se a um conjunto de indagações principais: Por que e como as coisas existem? O que é o mundo? Qual a origem da natureza e quais as causas de sua transformação? Essas indagações colocavam no centro a pergunta: o que é o Ser? A palavra ser em português traduz a palavra latina esse e a expressão grega ta onta. A palavra latina esse é o infinito de um verbo, o verbo ser. A expressão grega ta onta quer dizer: as coisas existentes, os entes, os seres. No singular, ta onta se diz to on, que é traduzido por: o ser. Os primeiros filósofos ocupavam-se com a origem e a ordem do mundo, o kosmos, e a filosofia nascente era uma cosmologia. Pouco a pouco, passou-se a indagar o que o próprio komos, qual era o fundo eterno e imutável que petencia sob a multiplicidade e transformação das coisas. Os pré-socráticos são os filósofos que primeiramente aprenderam a olhar o mundo de uma forma científica e filosófica. Foram eles que substituíram o olhar mítico pelo olhar do logos, do racional. O Eles não colocavam o ser humano como o tema central de suas reflexões.
Com isso, a filosofia nascente tornou-se ontologia, isto é, conhecimento ou saber sobre ser. Pré-socráticos, assim, discutem a essência do cosmos(universo) e da phýsis (natureza). Isto e, procuravam neste mundo um principio que explicasse sua existência e ordem, dai filósofos da natureza para tanto, basta levarmos em conta o