Sociologia
Compreender o conceito de conhecimento científico por oposição ao senso comum
O senso comum ou conhecimento vulgar ou espontâneo, é aquilo a que nós chamamos reconhecimento da realidade – o facto de nos apercebermos da realidade que nos rodeia, quer física, quer social.
Quando falamos de prática científica não podemos relacioná-la com o senso comum, pois é exactamente o contrário, a ciência implica uma ruptura com o conhecimento vulgar, com o saber imediato, com as opiniões comuns. A prática científica requer um trabalho de construção de objectos de conhecimento que implicará um trabalho científico sobre os objectos reais.
Em suma, qualquer ciência, ao implicar o conhecimento da realidade, deverá ter obrigatoriamente três elementos constitutivos: um objecto real, um corpo teórico – objecto científico – e um método.
Definir o objecto das principais Ciências Sociais
O objecto real das principais CS é o estudo da realidade social, ou seja, de um conjunto de fenómenos que se produzem e reproduzem no interior da sociedade, os fenómenos sociais. A teoria vai permitir seleccionar o real e construí-lo a partir da sua metodologia específica.
Deste modo, a especificidade da realidade social possibilita a constituição de Ciências Sociais que delimitam e constroem o seu objecto científico, subordinando-o ao requisito metodológico de explicar o social pelo social.
Verificar a complementaridade entre as Ciências Sociais
Todas as dimensões do real social são peças de um puzzle, pois apesar de cada ciência estudar o que lhe interessa, o fenómeno social é total e só é explicado completamente com a junção de todas as dimensões ou nunca se esgota completamente com o estudo de uma só ciência. Daí que se possa dizer que separadas as ciências estudam o que lhes compete e juntas complementam-se.
Reconhecer a complexidade do real social
O social é um todo, englobando diferentes tipos de relacionamento que os homens desenvolvem entre