Critica neoclassica
Professor: Vanderley Antiqueira
Crítica á Teoria Neoclássica
A abordagem da Teoria Neoclássica foi formulada visando à atualização da Teoria Clássica. A teoria Neoclássica era também conhecida como Escola operacional, Escola de processo administrativo das organizações da época, visando maior aproveitamento do processo administrativo, buscando conceitos práticos na ação de administrar. Enfatizando os princípios gerais da administração, englobando o processo administrativo, basicamente em planejar, organizar, dirigir e controlar.
O ecletismo dos autores Neoclássicos em absorver quase todo conteúdo das teorias administrativas mais recentes faziam na teoria a Neoclássica o aprimoramento dos pontos principais de cada Escola administrativas com novas idéias.
Assim como as Teorias Clássicas e Humanísticas tiveram destaque em algumas características e desconsideração de seus pontos principais por outras Escolas Administrativas, na Teoria Neoclássica as idéias renovadoras nos processos administrativos, organizacional das empresas, nem sempre são aplicadas fielmente na ideologia processual de uma organização empresarial, pois a maioria dos envolvidos na estruturação de posições de cargos, chefias, autoridades e responsabilidades dentro de uma organização, na maioria das vezes, não têm seus subordinados como parte de um todo como um sistema de organismo vivo, membros em sintonia e harmonia cumprindo suas devidas funções para vitalidade do mesmo. A administração da empresa visa primordialmente em face de direcionar pessoas à eficiência e eficácia para o alcance de um resultado final, ou seja, o objetivo esperado pela empresa: produtividade e lucro, e não na satisfação pessoal dos funcionários envolvido no processo, Isto é, no desenvolvimento do processo das tarefas atingindo objetivo esperado, na maioria das empresas, subordinados ou funcionários fazem mais que suas obrigações já que recebem salários para