Critica- Meu pé de laranja lima
“Meu pé de Laranja Lima” é um livro da autoria de José Mauro de Vasconcelos, que relata as aventuras e desventuras do quotidiano de Zezé. Era um menino que tinha uma mentalidade de homem pobre mas, dotado de uma certa inteligência que não era habitual para aquela “tenra” idade e com uma imaginação muito fértil. Era um traquina “O diabo já me cotucara uma coisa.” (pág. 80, li.36) e que por causa disso passava a vida a levar tareia. Zezé era um menino especial e tinha um amigo secreto “Minguinho/Xururuca, o seu pé de Laranja Lima” a quem ele contava tudo e que, também, brincava com ele.
No entanto, tinha um inimigo - O Português - Manuel Valadares, que era o senhor mais temido pelas crianças daquele lugar “Diziam que ele batia, matava e ameaçava de capar antes de matar.” (pág.99, li. 1e2). Mas, tornou-se o melhor amigo dele ao ponto de querer que o “Portuga” fosse o seu pai, só que, este morre de uma forma trágica sendo atropelado pelo comboio.
Neste livro agradou-me imenso o forma como o autor foi descrevendo os acontecimentos e de ter uma moral muito interessante no contexto da história. Não apreciei muito o facto de o livro ser escrito no “português do brasil”.
O livro contém uma linguagem enriquecedora para o leitor, com um enredo fascinante e que nos faz pensar na vida da personagem principal, nas dificuldades por que ele passou sendo ele ainda uma criança. Fez-me refletir imenso sobre os problemas das famílias mais pobres.
É uma obra tentadora e que na minha opinião todas as crianças/jovens deveriam ler para dela retirarem uma importante lição de vida: nada dura para sempre.