Critica do filme Os Intocaveis
Mediadores: Adriana Carvalho Coutinho Tolfo Dr. Jânio Marques Vieira de Souza
Cursista: Bianca Silva Gonçalves Souza
Curso de Aperfeiçoamento de Rede de Atenção a Saúde
Relatório do filme: Os Intocáveis
O filme conta a historia de Phillippe um milionário tetraplégico e de Driss um jovem pobre, negro e ex-presidiário, onde ambos encontraram uma grande amizade, companheirismo e confiança.
Mostra que a ética é essencial, pois a partir do momento que ele Driss passou a trabalhar na casa ele não roubou nada e o objeto que ele pegou na entrevista ele devolveu, um grande profissionalismo torna uma pessoa mais responsável, determinada, confiante, etc. e o filme aborda muito, porque querendo ou não você acaba se colocando no lugar da outra e faz com que nada de mal aconteça a essa pessoa, pois o mesmo não quer que aconteça com você e também de estar disponível a hora que for. Isso faz com que a pessoa com que esta trabalhando tenha uma grande confiança em você mesmo que outros não achem o mesmo.
Um ponto forte no filme é que Driss não via o Phillippe com compaixão, e sim como uma pessoa normal e isso o tornaram uma pessoa diferente das outras ele via o que realmente ele precisava e soube muito bem atender as necessidades cabidas a ele gerando uma troca o Driss conheceu mais cultura e o Phillippe aproveitou mais a vida.
Na Saúde nós precisamos satisfazer o usuário da melhor maneira que ele se sinta acolhido ou mesmo em casa, e muitas vezes a expectativa que é colocada não é atendida simplesmente pela falta de treinamento, falta de empatia, preguiça, mau humor, tudo isso gera um péssimo atendimento. E o filme mostra muito bem que temos que fazer as coisas com amor e dedicação para satisfazer a pessoa que você esta atendendo sem preconceitos ou mesmo só por fazer.
Como se vê no filme houve um grande vinculo de amizade verdadeira entre os dois que para eles foi fundamental para a saúde