Cristologia
Em 2Coríntios 5: 18-19 declara: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra de reconciliação.”
A Palavra de Deus nos diz que Cristo nos reconciliou com Deus, o fato de que precisávamos de reconciliação significa que o nosso relacionamento com Deus estava quebrado. Já que deus é santo, a culpa era toda nossa. Nosso pecado nos separou de deus. Romanos 5:10 diz que éramos inimigos de Deus: “porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu filho, muito mais, estando já reconciliados, serem salvos pela sua vida.”
Quando Cristo morreu na cruz, Ele satisfez o julgamento de Deus e tornou possível que os inimigos de Deus fizessem as pazes com Ele. Nossa “reconciliação” com Deus, então, envolve o exercício de Sua graça e o perdão de nosso pecado. O resultado do sacrifício de Jesus é que o nosso relacionamento mudou de inimizade para amizade. “já nos vos chamo de servos...mas tenho-vos chamado de amigos” (Jo.15:15). Reconciliação Cristã é uma verdade gloriosa! Éramos inimigos de Deus, mas agora somos seus amigos. Estávamos em um estado de condenação por causa da nossa herança adâmica, porém agora fomos comprados e perdoados pelo sacrifício de Cristo. Estávamos em uma situação de guerra com Deus, mas agora temos paz que ultrapassa todo o entendimento Filipenses 4:7. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1).
DESENVOLVIMENTO
A palavra de Reconciliação (2Coríntios5:19)
Para nos reconciliar com Deus, é imprescindível um coração arrependido que deseje, acima de tudo, estar em comunhão com o Senhor Salmo 51” Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões”. Mas o desejo do coração precisa ser