cristologia
Quais dos aspectos clássicos da cristologia estão, hoje em dia, em perigo de serem esquecidos?
Conhecer melhor o Antigo e o Novo Testamento, e aliá-los a uma prática de fé que leve em consideração o contexto da época, os aspectos da história e um labor teológico na utilização destes textos. Pois hoje estão raras as verdadeiras interpretações bíblicas, por falta de leitura e conhecimento bíblico, e a falta de interpretações parciais para legitimar um determinado comportamento
Pela falta de conhecimento tem se procurado agir mais com a emoção, deixando de lado o estudo e a procura de detalhar os estudos para melhor ensinar, capacitar e encaminhar melhor as pessoas ao caminho da salvação.
Qual acento ou ênfase deve ser hoje, relembrado para revitalizar a missão da igreja?
Hoje se coloca muito ênfase nas emoções, no que se diz “Sentir Deus” e não em compreender Deus e conhecer Deus. O emocionalismo não é mais importante ou tão importante do que o pensamento. Mas reduz a religião ao nível sub-humano da realidade. Colocado assim por receio das igrejas evangélicas e pentecostais, por extrema desconfiança das investigações teológicas e por outro lado uma reação ao formalismo e ao academicismo presentes em determinadas expressões teológicas que distanciam os crentes comuns. De certo que o teólogo luterano Gerhard Ebeling disse: “a teologia sem pregação é vazia, e a pregação sem teologia é cega” (apud MARLÉ, 1973, p. 29). Ambas unidas poderão evitar tantos malabarismos intelectuais desconectados da vida em comunhão.
Referências bibliográficas
Apostila Plataforma Moodle.