Conceitos contabilidade
I – Princípios Fundamentais de Contabilidade
1. Admitindo-se que o Sr. Cordeiro, proprietário do Artesanato Pastoreio, resida no mesmo prédio (alugado) onde está sediado o atelier dele, qual seria seu comportamento se você fosse responsável pela contabilidade desta empresa?
2. A Empresa Malfadada, após várias tentativas de equilíbrio, constatou, através de sua diretoria, que, em circunstâncias dos crescentes prejuízos, não há condições de continuidade. Dentro da “responsabilidade social“ que se atribui ao contador, qual será (como contador) sua atitude diante deste quadro?
3. O Esporte Clube Pomposo adquiriu o “passe” do jogador Encalhe por 10 milhões de reais. Poderia a Contabilidade registrar essa transação? Argumente.
4. No dia seguinte à efetivação da compra de um terreno de quatro hectares pela Cia. Explosão, por 8 milhões de reais, o Diário Oficial do Estado publicou que seria construída uma rodovia ao lado do terreno adquirido. A valorização foi de 60%. O gerente determina a contabilização por 12,8 milhões. Qual seria sua atitude diante desta situação (Considerando que não houve reavaliação)?
5. “O Custo é um indicador objetivo por ocasião da operação. Todavia, com o passar do tempo ele se torna um pobre indicador“. Argumente esta afirmação, considerando que há inflação.
6. Os bens pessoais de um proprietário de empresa individual deveriam ser registrados nos livros da empresa (Pessoa Jurídica)? Justifique.
7. Explique o relacionamento do Princípio da Continuidade com o Princípio do Custo histórico como base de Valor?
8. O que você entende pelo binônimo CUSTO X BENEFÍCIO? Relacione-o com o respectivo Princípio Básico?
9. A Cia. Melodrama obteve um lucro de aproximadamente $ 295.800,000 em 19X1. Seus acionistas estão “tremendamente” satisfeitos com o lucro da empresa neste período. Novos acionistas estão comprando as ações valorizadas da Cia. Melodrama. A situação,