Conceitos da contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITOS, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE. 4
2.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 4
2.2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 5
2.3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 7
2.4 A MISSÃO DA EMPRESA 8
2.6 PROCESSO ADMINISTRATIVO 10
2.7 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 14
2.8 ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADe 15
2.9 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTABÉIS 17
3 CONCLUSÃO 19
4 Referencia bibliográficas 21 1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é um sistema em si, mas que faz parte de outro sistema: o empresarial, evidência também a importância das entidades e do patrimônio como objeto de estudo chamado contabilidade. O que chamamos de definição da contabilidade são conceitos simples para uma melhor fixação.
O patrimônio das entidades se constitui o objeto da contabilidade. O objetivo da contabilidade também envolve o patrimônio na evidenciação da sua evolução e mensuração pelas informações geradas para os diversos usuários. As informações devem ser seletivas de acordo com o interesse de cada usuário das informações.
Como as organizações dependem cada vez mais de informações precisas para se mantiver competitivas no mercado, o profissional de contabilidade desponta no setor como um importante canalizador de ideias, ao tempo em que participa diretamente dos processos decisórios. Diversos ramos do direito encontra-se diretamente ligados á ciências contábeis, principalmente o direito empresarial e o direito tributário, ambos os objetos de futuras disciplinas no decorrer do curso. A contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade. Para que uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações.
O objetivo deste trabalho é traçar um panorama das empresas e conceitos contábeis