Karla
INTRODUÇÃO À HEMATOLOGIA. ASPECTOS GERAIS. O SANGUE E SUA FORMAÇÃO
O sangue é a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominados sistema circulatório. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e íons dissolvidos em água, apresentando propriedades das soluções coloidais. Uma característica importante do sangue é a constância da sua composição química e propriedades físicas, assegurando condições fixas para o funcionamento das células. Ele é constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias que modificam discretamente sua composição, prontamente reequilibrada pelo mecanismo de homeostase. Dessa forma o sangue fornece condições ideais para o funcionamento das células e do organismo que mantém suas características químicas, físicas e morfológicas.
Composição química do sangue total, plasma e hemácias.
A constância da composição do sangue, com estreita faixa de variação, é o resultado do equilíbrio mantido por: 1. Rapidez pela qual as substâncias deixam no sangue quando estão em excesso. 2. Rapidez pela qual as substâncias entram no sangue quando estão em concentração abaixo do normal. 3. Mecanismo intrínseco do sangue de neutralização de ácidos e bases. 4. Atividade de tecidos e órgãos.
2 Pela sua dispersão por todo o corpo e por suas propriedades físicas e químicas, o sangue é considerado o meio de transporte mais eficiente do organismo.
COMPOSIÇÃO DO SANGUE
O sangue é constituído de duas frações combinadas, na proporção de 55% para o plasma e 45% para as células. O plasma contém 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons. A porção celular apresenta três tipos de células em suspensão no plasma. 1. Glóbulos vermelhos, hemácias, hemátias ou eritrócitos. 2. Glóbulos brancos ou leucócitos 3. Plaquetas ou trombócitos.
FORMAÇÃO DO SANGUE.
O plasma é formado às causas de