conceito contabilidade
A origem da Contabilidade:
Origem em tempos remotos.
Começou a tomar corpo no século XIII, na Itália.
Século XV – Obra de Frei Luca Pacciolo: “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e Proporcionalita”.
Tratado de Matemática com uma seção sobre registros contábeis, segundo o método das partidas dobradas.”
Conceito:
“É a ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio.”
“É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ou não.”
“Instrumento de informações para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.”
Usuários da Contabilidade:
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas. São eles: a empresa, os fornecedores, os investidores, os bancos, os sindicatos, os concorrentes, os funcionários, o Governo, os órgãos de classe, etc.
Contabilidade como instrumento de gestão:
A área contábil é uma das mais críticas por que ali se encontram todos os registros da vida de uma empresa. As operações e os resultados sistematicamente registrados e analisados mostram o desempenho e os pontos fortes e fracos de uma organização. Ainda assim, há empresários que olham a contabilidade apenas como burocracia, sem nenhum benefício.
Objetivos da contabilidade
A existência de objetivos específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra, tão-somente, no seu objeto. Aliás, na própria área contábil, encontramos muitos pesquisadores cuja obra não apresenta qualquer escopo pragmático, concentrando-se na Contabilidade como ciência. De qualquer forma, como já vimos, não há qualquer dificuldade na delimitação dos objetivos da Contabilidade no terreno científico, a partir do seu objeto, que é o Patrimônio, por estarem concentrados na correta representação deste e nas causas das suas mutações. O