Conceitos De Contabilidade
A Contabilidade possui registros arqueológicos que datam ainda da pré-história com um sistema contábil rudimentar de fichas de barro. Com seu desenvolvimento, tornou-se cada vez mais complexa, para atender as necessidades surgidas especialmente na Europa. E através do tempo diversos conceitos e definições foram dadas por diversos estudiosos para sua melhor explicação.
O conceito básico de Contabilidade é o de ciência que registra, interpreta e estuda os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, organização ou empresa.
A doutrina oficial brasileira organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, órgão maior desta ciência no Brasil, diz que a Contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração
Mas pode-se encontrar diversas discussões quanto ao seu conceito, especialmente quando abordada por autores de outros ramos, especialmente os voltados para administração como Helio de Paula Leite que diz que “A contabilidade é um sistema de registro e apuração ou medição da riqueza”, além de economistas e profissionais de Direito que contestam essa condição de ciência, sendo considerada uma ramificação da Administração ou da Economia.
Ainda nesse embate há aqueles que mesclem esses conceitos (Osnir Moura) definindo que “Contabilidade é a ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio das empresas".
Devido a inúmeros conceitos apresentados por diferentes autores, editais de concursos, por exemplo, disponibilizam a bibliografia que será cobrada nas provas ao candidato. Mesmo em eventos e órgãos compostos por profissionais da área podem surgir divergências entre eles e modificações ao decorrer do tempo, atualizando de forma mais satisfatória a definição.
Há ainda outros conceitos que reafirmam que “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas a administração econômica.” – Conceito oficial