Aquifero guarani (resumo)
Perguntas e Respostas
1- O Aquífero Guarani localiza-se em que países da América do Sul?
- Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000l kM), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²).
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
2- O que é um aqüífero?
- São reservatórios de proporções gigantescas de água subterrânea. Funcionam como esponjas, evitando transbordamento em período de chuvas intensas; como reservatório em regiões mais secas, evitando grandes perdas por evaporação; e suprem cursos de rios superficiais, mantendo o fluxo.
3 – Como é formado?
- É formado pela acumulação de água de chuva nos poros das rochas sedimentares, fraturas de rochas (sedimentares, metamórficas ou ígneas) ou cavidades de rochas (geralmente carbonatos). Um aquífero não é um rio subterrâneo (exceto no aquíferos cársticos), pois a água fica acumulada apenas nos poros da rocha (no espaço entre os grãos).
4 – Como é possível aproveitar a água do aquífero?
- A água do aquífero pode ser aproveitada através de poços (retira a água diretamente do aquífero), nascentes (locais aonde o aquífero chega à superfície) ou rios (onde os aquíferos também afloram).
5- Que tipo de atividade humana ameaça o aquífero Guarani?
- O que ocorre é que a ocupação humana tem contaminado o solo (através de aplicação de agrotóxicos, instalação de aterros sanitários, despejo de esgoto, etc), de modo que a água da chuva que recarrega o aquífero passa pelo solo e leva consigo os contaminantes, causando a contaminação da água do aquífero. Outra grande ameaça é o uso descontrolado da água do aquífero, através da construção de muitos poços, sem respeitar o