Aquífero Guarani
A. Carey
Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em Geografia (GED 0136)
30/11/2013
RESUMO
O Aquífero Guarani poderá desempenhar variadas funções de grande alcance, em prol do desenvolvimento sustentável da água e das comunidades que dela dependem. Em tais áreas, percebe-se a influência da economia agrícola. Seja pressionando os recursos naturais, seja contaminando solo, água e, estabelecendo um risco para a contaminação do próprio aquífero.
Palavras chave: Águas Subterrâneas. Preservação. Planejamento.
1 INTRODUÇÃO O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce considerada até o momento a maior do mundo, localizada na região sul da América do Sul partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. As águas do Aquífero Guarani ainda estão livres de contaminação. Mas são necessárias medidas urgentes de controle do meio ambiente evitando a poluição.
2 DESENVOLVIMENTO Nomeado em homenagem a tribo Guarani, O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000l Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²).
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior entre 200 e 132 milhões de anos. É constituído pelos sedimentos arenosos da Formação Pirambóia na Base (Formação Buena Vista na Argentina e Uruguai) e arenitos Botucatu no topo (Missiones no Paraguai, Tacuarembó no Uruguai e na Argentina). Abrange mais de