Tipos de aquíferos - exemplos brasileiros
Tipos de aquíferos
AQUÍFERO – RESUMO
Aquífero é uma formação geológica subterrânea que tem função de armazenar água. Suas características porosas e permeáveis fazem com que a água da chuva infiltre no subsolo sempre o renovando. Não se pode confundir aquífero com lençol freático, apesar de apresentarem quase a mesma formação, ou seja, da decorrente infiltração de água, no aquífero, a água é mais purificada por ser filtrada pelas rochas porosas, além disto, ela é mais profunda formando verdadeiros rios subterrâneos, já um lençol freático, constitui um limite inferior, se encontra mais na superfície, assim é diretamente afetado pela vegetação do local que se encontra e pela poluição, ela forma pequenos poços ou córregos.
TIPOS DE AQUÍFEROS
1 - Aquífero livre ou freático
Sua porção inferior é delimitada por rochas permeáveis ou semipermeáveis e sua porção superior, livre. Com isso, em alguns casos, ocorre de estar acima do solo, originando pântanos. Sua alimentação ocorre pela infiltração direta da água das chuvas, sendo que o tipo de cobertura do solo e a inclinação do terreno são fatores que influenciam na infiltração. A sua descarga ocorre em áreas de contato com rios, lagos, mares e nas nascentes, onde a água brota naturalmente do aquífero freático para a superfície, originando um córrego. Como eles são muito superficiais, há fácil contaminação, sendo que grande parte desse tipo de depósito de água em áreas urbanas se encontra nesse fator de contaminação.
2 - Aquífero confinado ou artesiano
São encontrados em camadas de rochas permeáveis ou semipermeáveis que estão em maior profundidade. Nela, há uma circulação de água menos intensas que os aquíferos freáticos. A pressão nelas é maior que a atmosférica, portanto, a maioria dos poços perfurados nesse tipo de aquíferos tende a jorrar. Os aquíferos confinados apresentam diferenças quanto ao tipo de rocha que estão associadas.