Geografia - rios
-As águas que correm ou se acumulam na superfície da Terra, representada pelos rios, lagos e geleiras, recebem a denominação de águas continentais.
-As águas continentais são de extrema importância para a manutenção da vida de todos os seres vivos do planeta.
-Os rios é o mais importante armazenador de água continental entre todos os outros sendo o rio Amazonas o eixo de ligação das regiões. É sobre ele que navegam embarcações onde são transportadas inúmeras pessoas e também produtos que são essenciais para vida.
-Os rios desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como fontes de água e nutrientes, e no próprio ciclo da água. Possibilitam atividades de lazer; permitem a geração de energia elétrica, dele pode-se obter o peixe, que serve de alimento; Dependendo de suas características e da configuração do relevo, tornam possível a prática da atividade agrícola nas áreas próximas às suas margens.
-As águas subterrâneas são as águas que se infiltram no solo após as precipitações.
Entre as rochas que formam o solo existem espaços vazios, denominados poros, que são ligados entre si. Absorvida pelo solo, que funciona como uma esponja, a água, graças à força da gravidade, passa por esses poros e atinge camadas mais profundas, armazenando-se em um reservatório, onde circula lentamente.
-Aquífero é um grande reservatório de águas subterrâneas localizadas a centenas de metros de profundidade.
-Existem dois tipos de aquífero. O primeiro, denominado livre ou freático, está mais próximo da superfície e pode ser facilmente aproveitado. No segundo tipo, a água fica armazenada em profundidade e "presa".entre duas camadas de rochas impermeá¬veis. São os aquíferos confinados, explorados através de poços artesianos, que usam bombas e com¬pressores para extrair a água.
-Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos, sendo que o maior em extensão e em volume de água é o Aquífero Guarani.
Aquífero