Cristo - A Nossa Realidade
Rm 8:29
INTRODUÇÃO
Paulo assegura que fomos predestinados para sermos conforme a imagem do Filho de Deus.
Nós seriamos a imagem de Adão (Filho de Deus – Lc 3:38) se ele não tivesse caído. Com a queda, Adão ficou uma imagem distorcida de Deus. Seus filhos nasceram a sua imagem, não mais a de Deus.
Muitas centenas de anos se passaram, até que Deus gerou outro filho, a sua imagem e semelhança – Um segundo Adão (I Co 15:45).
Toda a criação ficou sujeita a escravidão por causa do pecado.
A única maneira de a natureza ser liberta do seu cativeiro, seria a manifestação do Filho de Deus (Rm 8:18-23). Sem essa manifestação, até as pedras clamam.
Jesus foi o inicio e a possibilidade de uma Nova Criação – Ele manifestou nossa realidade – A Realidade da Nova Criação (II Co 5:17).
Tudo o que vemos n´Ele, é a nossa Realidade de vida.
Ele é a verdade ao nosso respeito, mas somente vivendo a vida d’Ele, tornamos isso em realidade.
Estaremos, portanto aprendendo de Jesus, que é a Nossa Realidade, as Nossas Realidades – As Realidade da Nova Criação.
COMENTANDO SOBRE A PRIMEIRA CRIAÇÃO
Nova Criação é aquilo que Deus revelou na vida de Jesus e realizou por meio Dele.
A Bíblia fala de Nova criação e, se há nova criação, é porque há uma velha criação.
Mas poder-se-ia perguntar: O que isso quer dizer? O que é exatamente Velha e Nova criação. Bem, isso é o que precisamente vamos trabalhar por essas linhas.
A velha criação
A Velha Criação envolve tudo o que fora formado até a manifestação de Jesus em carne. É o que Deus fez no princípio: “No Princípio criou Deus os céus e a Terra – Gn 1:1. Princípio aqui é como entendemos em João 1:1 = Eternidade”. Sabemos, entretanto que a criação de Deus tornou-se sem forma e vazia...(v. 2).
Há um possível espaço de tempo entre os vv. 1e2, embora não possamos ver isso de forma clara na Bíblia, mas tomo emprestado as palavras de João que diz que