Cristianismo vs Jainismo
Jainismo
O jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia, tal como o hinduísmo e o budismo, e todas estas religiões partilham a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central.
O seu fundador foi Mahavira.
Para se purificar, esta religião propõe um extremo ascetismo e a colocação em prática da doutrina da não-violência.
Segundo o jainismo, o universo divide-se em cinco mundos, sendo cada um deles habitado por determinado tipo de seres. O universo é eterno, não tendo sido criado por nenhum ser superior.
Karma
•À semelhança do hinduísmo e do budismo, o jainismo partilha da crença no karma. O karma no jainismo não é apenas um processo em que determinadas acções produzem reacções, mas também uma substância física que se agrega a uma alma. As partículas de karma existem no universo e associam-se a uma alma devido às acções dessa alma (por exemplo, quando uma alma mente, rouba ou mata esta provoca a o agregação de karma na sua alma). A quantidade e qualidade destas partículas determinam a existência que a alma terá, a sua felicidade ou infelicidade. Só é possível a uma alma alcançar a libertação quando desta se retirarem todas as partículas de karma.
“What goes around, comes around”
O processo que permite a libertação das partículas de karma de uma alma denomina-se nirjara e inclui práticas como o jejum, o retiro para locais isolados, a mortificação do corpo e a meditação.Os seguidores do Jainismo utilizam para isso um ritual mortuário chamado Sallekhana, que consiste em praticar a eutenásia através do jejum. Devido à natureza prolongada da sallekhana, é dado tempo ao indivíduo suficiente para refletir sobre sua vida e pedir perdão dos seus pecados aos deuses. O objetivo é limpar karmas antigos e impedir a criação de novos.
Culto
•Uma das principais formas de culto dos jainas leigos é prestar homenagem às estátuas dos Tirthankaras. Os jainas lavam as estátuas e dedicam-lhes