Seres vivos que possuem características homólogas
Fin de um golfinho, asa de pássaro, perna do gato, e do braço humano, são estruturas consideradas homólogas, considerando os seres humanos têm os ossos, como o úmero, ulna, rádio, ossos do punho e dedos, estas características aparecem em forma de ossos como semelhantes em outros animais. Os morcegos, baleias e outros animais têm estruturas homólogas muito semelhantes, mostrando que todos esses animais tiveram um ancestral comum.
O cóccix, em seres humanos é assim chamado porque é uma estrutura homólogos caudas anteriores muitos animais, como macacos. É conhecida como "rudimentar", porque é o último vestígio do que foi outrora uma cauda.
Todos os moluscos têm um "pé", usado para viagens. Este pé é homólogo, embora isso não parece imediatamente uma inspeção, mostra que, em termos de forma e função, gastrópodes, cefalópodes e bivalves, compartilhar esta estrutura homóloga é comum.
Os seres humanos, os cães e gatos têm pélvis semelhantes, que são estruturas homólogas continua a ser um par de cobras têm ossos. Estes ossos são os últimos remanescentes da pélvis, sem pernas para segurar.
Todas as membranas de plasma contêm organismos homólogos com o que é chamado de uma bicamada fosfolipídica.
O osso do pulso de seres humanos é homólogo com as estruturas de muitos outros animais, tais como o golfinho e aves. A estrutura homóloga ao panda parece sexto apêndice, mas é realmente um osso do pulso modificado que ajuda pandas coletar árvore, e os deixa com mais habilidade.
Um osso audiência que existe dentro do ouvido dos mamíferos é uma estrutura homóloga ao osso maxilar de répteis (incluindo dinossauros), e a mandíbula das espécies de peixes que estão ainda em existência hoje.
Os ossos do carpo, metacarpos e falanges da mão humana tem estruturas homólogas em uma variedade de animais, e não todos os mamíferos. Por exemplo, estas características são observadas nos pinguins e répteis, e mamíferos a que os