Cristalização
Este trabalho de pesquisa em forma de seminário objetiva-se por mostrar o s processos de cristalização e recristalização.
Breve explicação dos conceitos:
Partindo de uma mistura (solução), é feita a cristalização, que é um processo de separação no qual a partir deste processo são obtidos cristais de um dos componentes da mistura (solução). Nesse processo são criadas condições termodinâmicas que fazem com que as moléculas se agrupem e se organizem, formando cristais. Na maioria dos casos, devido às condições operatórias, constatam-se impurezas nos cristais formados, ou seja, que não são completamente puros. Por isso, os cristais formados podem ser submetidos ao processo de recristalização para que se obtenha um maior grau de pureza, eliminando-se substâncias impuras e sínteses. Sendo assim, a recristalização é a purificação de compostos orgânicos sólidos a temperatura ambiente.
(*) Um cristal é uma configuração muito organizada de moléculas ou de íons dispostos em redes espaciais tridimensionais. Essa rede é regular, com distâncias e ângulos fixos entre suas partículas. A organização de um cristal atinge verdadeiramente um alto grau. Essa estrutura é muito bem definida.
Objetivo
Mostrar o processo de cristalização e recristalização como um dos temas que envolvem separação de misturas, purificação e transferência de calor e massa. Sua metodologia, finalidade e aplicações no dia a dia.
Metodologia
- Cristalização:
Métodos de Cristalização A Cristalização é uma operação baseada nos mecanismos de transferência de massa e de quantidade de movimento. Para que ocorra a cristalização, condições termodinâmicas ideais são criadas para que as moléculas a se agruparem. Os cristais podem ser obtidos através de processos físicos resultantes do arrefecimento da solução, evaporação do solvente ou de processos químicos resultantes da adição de agentes precipitantes. Há algumas etapas a seguir minuciosamente para o no processo: desde a escolha do solvente