Cristalização
Aula prática 4
Objetivo:
-Observar a saturação das substâncias;
-Reconhecer pela observação, o que são líquidos miscíveis e imiscíveis.
-Através das reações entre as substancias, distinguir uma reação endotérmica e exotérmica.
Introdução
Propriedades químicas das substâncias
-Solubilidade É a capacidade de uma substância de dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente.
Tendo em conta a quantidade de soluto dissolvido num determinado solvente e a solubilidade deste, as soluções podem apresentar-se:
Insaturadas:Quando a quantidade de soluto é inferior a seu coeficiente de solubilidade.
Saturadas:A solubilidade do soluto está igual a sua abundância na solução. Ela não é capaz de dissolver nova adição de soluto.
Supersaturada:É uma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior á necessária saturação,qualquer agitação precipita o soluto.
MISCIBILIDADE E IMISCIBILIDADE
Miscibilidade caracteriza a capacidade que uma substância líquida tem de se misturar, formando um sistema homogêneo, ou se dissolver em outro líquido. Neste caso, geralmente considera-se a miscibilidade como uma propriedade mútua entre os dois líquidos do sistema.
A solubilidade entre líquidos é chamada de miscibilidade. Líquidos que se misturam entre si são chamados de miscíveis. Geralmente, líquidos miscíveis têm estruturas moleculares semelhantes, Os líquidos imiscíveis se dispõem em camadas de acordo com sua densidade, As substâncias de menor densidade se dispõem em camadas sobre as substâncias mais densas. solubilidade depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura.
Para prever a solubilidade dos compostos é necessário analisar as suas estruturas moleculares,separadamente, prevendo o tipo de interação que haverá entre soluto e solvente.A regra básica da