Prática ambiental de uma dona-de-casa
PRÁTICA DA AÇÃO AMBIENTAL DE UMA DONA-DE-CASA
Queren Andressa Hepp
Acadêmica do 2° semestre do Curso de Tecnologia em Alimentos no Instituto Federal Farroupilha – Campus de Santo Augusto
Santo Augusto, Setembro de 2011.
Prática de ação ambiental de uma dona-de-casa.
Caracterização do problema.
Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre, ao realizarmos a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos. Na maioria dos resíduos coletados nos domicílios residenciais, mais de 50% em peso úmido, é composto de matéria orgânica facilmente putrescível, que pode ser compostada.
➢ O que é compostagem? Compostagem é o processo de decomposição ou degradação de materiais orgânicos pela ação de micro-organismos em um meio aerado naturalmente.
➢ O que pode ser compostado? Praticamente todo tipo de lixo de cozinha facilmente putrescível e lixo de jardim: o Restos de legumes, verduras, frutas e alimentos, filtros e borra de café, cascas de ovos e saquinhos de chá; o Galhos de poda, palha, flores de galho e cascas de árvores; o Papel de cozinha, caixas para ovos e jornal; o Palhas secas e grama (em pequenas quantidades).
➢ O que não deve ser compostado? Materiais não putrescíveis ou de difícil decomposição, e outros por razões de higiene ou por conterem substâncias poluentes. Exemplos: o Carne, peixe, gordura e queijo (podem atrair roedores); o Plantas doentes e ervas daninhas; o Vidro, metais e plásticos; o Couro, borracha e tecidos; o Verniz, restos de tinta, óleos, todo tipo de produtos químicos e restos de produtos de limpeza; o