Projeto coleta seletiva
A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.
Assim, para que ocorra a reciclagem se faz necessário a coleta seletiva, que é a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora. Propõe-se, portanto criar um exercício de cidadania na comunidade de Dona Euzébia, ou seja, criar hábito de selecionar o lixo para a reciclagem.
Justificativa
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores positivos.
Seria proveitoso portanto para Dona Euzébia realizar a coleta seletiva , já que na cidade os lixões estão sendo motivo de reclamação pela população. Além disso é possível perceber um esgoto a céu aberto, que poderia ser minimizado com a simples atitude de separar e endereçar o lixo ao local adequado.
No aspecto econômico, essa iniciativa de reciclagem contribui com a prefeitura para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento, assim sendo ,com a ajuda das autoridades locais e um apoio econômico inicial ,diminuiria gastos no futuro.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos