TCC II 2
2.1 Cidadania não tem idade
2.2 O Serviço Social e o desafio da prática sustentável
2.3 Reflexões sobre o papel dos assistentes sociais como educadores ambientais
3. O PROCESSO DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL COM OS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DO ASILO NOSSA SENHORA MEDIANEIRA FOCANDO A RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
3.1 Histórico da instituição Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira
3.2 O Serviço Social no contexto da instituição
3.3 A efetivação dos direitos e deveres como processo de fortalecimento do idoso institucionalizado focando o cuidado com o meio ambiente
2. O ASSISTENTE SOCIAL E O MEIO AMBIENTE
2.1 Cidadania não tem idade
Considero importante trazer a questão da cidadania enfocando os idosos, pois durante o processo de estágio foi desenvolvido o projeto ligado ao meio ambiente diretamente ligado para uma educação socioambiental enfocando a melhora da qualidade de vida dos mesmos e fortalecimento de seus direitos.
Após os resultados obtidos, observei que, há possibilidade de se promover a educação para a cidadania em qualquer etapa da vida do ser humano. Desafio particularmente interessante, quando enfrentado junto ao idoso, envolvendo-o em um processo de aprendizagem onde ele seja incentivado e instrumentalizado para assumir o papel de protagonista na busca de seu espaço social.
A velhice como categoria construída socialmente, pode sofrer transformação, gerando uma nova condição para essa etapa da vida do ser humano, sendo que um novo cenário poderá se desenhar com a prática de atitudes como o cultivo de uma cultura de tolerância, onde o respeito às diferenças seja o valor fundamental e a consideração do Ser Humano como prioridade absoluta, independente de sua faixa etária, na efetivação de políticas públicas que busquem garantir a inclusão social para todos. (BRUNO,1995:75).
Como a cidadania é exercício, é movimento, educar para a cidadania é estabelecer o desenvolvimento de um processo de