Crises Imperialistas E 1 Guerra Mundial
A Alemanha sentindo o clime hostil, saiu a procura de alianças. Uma primeira aliança entre Russia, Imperio Austro-Hungaro e Alemanha foi formada, porém, a Russia logo se retirou devido a divergencias com o Imperio Austro Hungaro. O territorio atual da Austria era na verdade um mosaico de nacionalidades e culturas e nele a Russia apoaiava o pan-eslavismo(todos os povos eslavos deveriam se colocar sob o czar da Russia), estimulando os povos eslavos a fazerem sua indepedencia. Assim, a Russia entrou para a Tríplice Entente, formada por Alemanha, França e Russia. A Itália, devido a conflitos fronteiriços com a França incorpora-se a Triplice Aliança. Ao mesmo tempo em que ocorriam as alianças, ocorreu a "Paz Armada" (autos investimentos em armas de guerra).
*Crises anteriores à guerra;
- A questão marroquina: em 1904, a Inglaterra e França chegaram em um acordo quanto ao norte da Africa: com o apoio militar de ambas, a França dominava Marrocos, enquanto a Inglaterra dominava o Egito. A Alemanha que exercia influencia sob Marrocos estimulou a autonomia do territorio. A Conferencia de Algeciras, em 1906, resolveu temporariamente a questão, com a garantia de direitos aos alemães.
- A questão Balcanica: Sabemos que o pan-eslavismo da Russia prejudicava os interesses austriacos. Depois, a Alemanha projetou a ferrovia Berlim-Bagda, aproximando-se dos