crise globalizada
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
YASMIN MENGEL TAVARES
Aracaju, 10/2014
YASMIN MENGEL TAVARES
RESUMO
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Resumo apresentado a Profª Ma Viviane Barros Silva Andrade da disciplina de Nutrição Aplicada à Enfermagem da turma do 1º período (P1) do curso de enfermagem, turno da noite.
Aracaju, 10/2014
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Avaliação do estado nutricional do paciente hospitalizado tem aumentado com a constatação de grande incidência de desnutrição entre os pacientes internados, mostrando assim uma associação entre desnutrição proteico-calórica (DPC) e a evolução clínica do paciente. A aplicação das técnicas de avaliação do estado nutricional revelou, por exemplo, que cerca de 50% dos pacientes admitidos em diferentes serviços intra- hospitalares apresentam graus variados de desnutrição. A presença de DPC resulta em aumento significativo da incidência de mortalidade e morbidade no ambiente hospitalar. Com a perda de proteínas. Uma das grandes preocupações da Nutrologia é estabelecer, precocemente, e com maior precisão são o diagnostico das alterações do estado nutricional. A autora relata que o reconhecimento dos sintomas e sinais clínicos de alteração do estado nutricional é de grande importância por se tratar de prática simples e econômica
O paciente deve ocorrer nas primeiras 24 horas de internação. Durante a anamnese alimentar, são pesquisadas as quantidades e qualidade de alimentos ingeridos, antes e durante a doença atual, bem como informações sobre perda de apetite, aversão por alimentos, náusea, vômito, alterações do trato digestivo (dificuldade de mastigação, azia, queimação, obstipação, diarreia e outros), abuso de bebidas alcoólicas e alterações no peso. Deve obter todas as informações que poderão contribuir para o estabelecimento da conduta terapêutica futura.
O reconhecimento dos sintomas e sinais clínicos de alteração do