Crise Economica nos EUA
Vol.9, Nº. 04, Ano 2009
crise imobiliaria nos eua
A CRISE ECONÔMICA NOS ESTADOS UNIDOS
RESUMO Crise imobiliária EUA
O traço singular das crises econômicas desde o início do século 19 é a dificuldade de entrever com precisão a causa ou causas que as deflagram. No passado as depressões podiam ser imputadas claramente às guerras, revoluções ou catástrofes naturais. A economia capitalista moderna é diferente. Quando tudo parece estar indo bem, inexplicavelmente emergem estranhas convulsões de seu bojo, que não podem ser explicadas por esse ou aquele evento específico. Como não poderia deixar de serem, os estudiosos do assunto aventaram ao longo do tempo inúmeras hipóteses para a compreensão das flutuações econômicas.
Palavras-Chaves: crises econômicas, capitalista, econômicas.
1. Introdução
Durante toda sua história os Estados Unidos atravessou diversas crises que foi transformando sua economia ao longo dos tempos visto que as economias mundiais estão interligadas graças à globalização.
As crises de maior destaque são as responsáveis pelas maiores transformações. O crack da bolsa de valores em 24 de outubro de 1929, que há 80 anos lançou nos Estados Unidos a maior recessão econômica da historia espalhou o desequilíbrio por todo mundo, a segunda maior crise já vivenciada pela nação norte-americana ocorreu a pouco mais de três anos, uma crise no setor imobiliário que foi tecnicamente referente à falta de credito. Nos anos de1970 e 1980 ocorreu uma crise de fundamental importância para o declínio e o fim da guerra fria, da bipolaridade entre duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética.
2. A CRISE ECONÔMICA DOS EUA, A CRISE ECONÔMICA SEGUNDO KARL MARX Introdução
A interpretação da crise econômica feita por ele foi logicamente afetada por essa visão negativa do capitalismo. Marx, por vê-lo como um sistema historicamente datado, isto é, que se tinha um começo, um início, previu