Crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista”, capítulo 10 do livro: história das ideias pedagógicas no brasil, autor dermeval saviani
O texto decorre sobra à educação brasileira, suas implicações e conquistas, reflexões e interpretações relativas às ideias pedagógicas existentes principalmente na década de 60 apresenta também as opiniões referente a alguns questionamentos de Anísio Teixeira, Paulo Freire, entre outros. Analisa de uma forma geral todas as campanhas e institutos que foram criadas em prol da educação brasileira.
Na estrutura geral do texto, “Crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista”, que corresponde ao capítulo 10 do livro: história das ideias pedagógicas no Brasil é apresentada com uma divisão em sete seções em 42 páginas.
Na primeira seção, “LBD aprovada: O PNE de Anísio Teixeira”, o texto inicia tratando da promulgação da lei 4029, nossa 1ª LDB em 20/12/1961. Logo após instaurou o conselho federal de educação (CFE) em 1962, que foi composto principalmente por Anísio Teixeira, no mesmo ano elaborou o Plano Nacional de Educação que foi aprovado pelo CFE. A LDB elevou para 20% a obrigação mínima dos recursos federais para o ensino o valor era 10%, manteve os 20% a obrigação de estados e Distrito Federal. De acordo com o texto a atuação do governo federal incidiria em maior proporção sobre os ensinos de nível médio e superior. Isso porque, sendo o ensino primário obrigatório para toda a população, "exigirá normalmente recursos duas a três vezes acima dos exigidos pela educação de nível médio e de nível superior”.
Na segunda seção, “A CADES e Lauro Gomes de Oliveira Lima: Piaget e a escola secundária moderna”, analisa o livro de Lauro de Oliveira Lima e também evidencia a criação da CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário) que foi criada pelo decreto n. 34.638, 17 de novembro de 1953, objetivando a elevação do nível e expansão do