Mercado de lavanderias
Conhecer um pouco da história da profissionalização dos Serviços de Lavanderia no Brasil é importante , pois através dela aprendemos a evolução dos tempos.
Iniciei minhas atividades no ramo de Lavanderia, em 1.975 em uma indústria multinacional alemã, chamada Henkel do Brasil Indústrias Químicas Ltda.
Nesta época o segmento de Lavanderias, estava experimentando o que poderíamos chamar de primeiro estágio de profissionalização.
As Indústrias que atuavam no mercado de Produtos para Lavanderia no Brasil, para o segmento Profissional, na época chamada de Industrial, em razão das suas grandes embalagens e formulação química, era a Lever Industrial, empresa do Grupo hoje chamado Unilever, que posteriormente teve a sua Divisão de Lavanderia Profissional vendida para Johnson-Diversey e a Henkel deixou de atuar no Brasil no segmento de Lavanderias em razão da negociação com a empresa americana Ecolab.
Na década de 70, a Henkel e a Lever Industrial disputavam o mercado, com muito profissionalismo,e apresentando novos produtos químicos e Processos de Lavagem .
A Lever Industrial que teve origem na aquisição da Orquima, indústria situada no Bairro de Socorro em São Paulo, produzia, para área de Lavanderia Hospitalar um detergente a base de perborato, que necessitava de temperatura acima de 80 graus ( constantes) para que ocorresse a oxidação das manchas de sangue e outras manchas que eram removidas somente pela oxidação.
Esse produto tinha o nome Estela H, e contava com uma expressiva participação no mercado.
Além do Detergente Estela H, a Lever Industrial fabricava um Detergente Alcalino( com pH alto) com o objetivo de dilatar as fibras e emulsionar as sujidades, e também remover manchas que eram retiradas através de um banho em meio alcalino e ainda produzia um Amaciante de Roupas.
Os resultados na Lavagem de Roupas Hospitalares com os produtos produzidos pela Lever Industrial, com manchas de sangue,