Hist Ria Das Ideias Pedagogicas No Brasil Enviar
Terceiro Período: As ideias pedagógicas no Brasil entre 1932 e 1969 – Predomínio da Pedagogia Nova.
DERMEVAL, Saviani. História das ideias pedagógicas no Brasil. - 2ª ed. rev. e ampl. - Campinas, SP: Autores Associados, 2008. - (Coleção memória da educação) – (p. 187 – 348).
Chapecó, 23 de abril de 2015.
INTRODUÇÃO.
No presente trabalho pretende-se apresentar uma síntese do Terceiro Período das Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1932 e 1969; as quais estão contidas nos capítulos VII – X do Livro “História das ideias pedagógicas no Brasil” de Dermeval Saviani.
O AUTOR:
Dermeval Saviani é formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre docente em história da educação (UNICAMP, 1986). De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior. Em 1979 ajudou a criar a ANDE –Associação Nacional de Educação. Foi o fundador da ANPED e do CEDES. Em 1986 concluiu a Livre Docência na área de Ciências Humanas: História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP.¹
Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação e também coordenou o programa de pós-graduação da UNICAMP. Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo latu sensu, fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica.¹ Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da UNICAMP o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica.
Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).
O LIVRO:
A 1ª edição do livro foi em 2007, esta é a 2ª edição, a qual foi revisada e complementada em 2008. Este livro foi construído a partir dos resultados da investigação conduzida pelo autor com Bolsa de Produtividade em