Crise Da Gua
Um dos grandes problemas enfrentados pela população brasileira em 2014 e que continua em 2015 é a falta de água, que afeta principalmente a região Sudeste do País. Além da evidente e preocupante falha no abastecimento de água potável nas residências dos brasileiros, outro ponto vem causando preocupação nos lares de várias regiões: a falta de luz. De maio de 2014 pra cá, a crise hídrica ganhou corpo, e acabou se tornando arma política na campanha eleitoral. A seca virou motivo de chacota na internet e um dos temas mais discutidos de 2014 e de 2015 no país.
O risco de racionamento tem preocupado tanto a população quanto as empresas que se instalavam na região. Muita gente não associa a falta de água com a falta de luz, porém vale relembrar que a geração da energia elétrica que abastece as casas, indústrias, escolas e hospitais do País é feita, principalmente, pela força das águas nas hidrelétricas, como na nacionalmente conhecida Usina de Itaipu. Empresas como a Ambev, responsável pelas principais marcas de cerveja no Brasil, e até a Coca Cola, cuja produção necessita de milhares de litros de água por dia, direcionaram a sua produção principal para outras regiões. A Coca, desde 2013, quando a ameaça começou a se agravar, investiu em um parque fabril na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Um investimento de 580 milhões, segundo a prefeitura da cidade. Parte dos investimentos da marca já estão funcionando na nova instalação.
Os porquês da crise:
A diferença entre uma crise e um imprevisto não está nos resultados de um ou de outro. A escassez de água pode muito bem ser vista como fruto da falta de investimento.
O sistema Cantareira de abastecimento é responsável por 55% da área metropolitana da cidade de São Paulo. Abastecido por seis reservatórios, foi criado na década de 1970 por conta da alta demanda gerada pelo crescimento populacional. Cantareira é também um recurso em épocas de adversidade. O chamado “volume morto” é um sistema inaugurado