Criptografia
Consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos ou informações pré-combinadas. O arquivo cifrado (escondido) torna-se incompreensível até que seja desencriptado (revelado). Os cálculos usados para encriptar ou desencriptar o arquivo são chamados de chaves. Apenas alguém que tenha a chave poderá ler o arquivo criptografado.
Alfabeto Grego
Utilizada pelo exercito Russo em 1915, Sistema simples, o uso de dois círculos concêntricos contendo o alfabeto completo em cada um deles, é possível criar 26 tipos de alfabeto diferentes para criptografar mensagens.
Muitos pesquisadores atribuem o uso mais antigo da criptografia conhecido aos hieróglifos usados em monumentos do Antigo Egito (cerca de 4500 anos atrás)
Incremente e decremento
Código de substituição nas letras do alfabeto da mensagem, no qual a letra ‘A’ era substituída pela letra ‘D’, letra ‘B’, substituída pela letra ‘E’ e assim sucessivamente
Tipos de Algoritmos
Criptografia simétrica
Consiste em uma única chave, nada mais é, do que um algoritmo que embaralha as informações tornando estas ilegíveis e para que as informações voltem a ser legíveis é preciso inserir a (senha de sessão ou key session) criada no processo de encriptação. A senha serve tanto pra codificar quanto para descodificar, por tanto o destinatário da mensagem também deve saber qual senha usar para descodificar.
Criptografia assimétrica
Na criptografia assimétrica a chave utilizada para codificar é diferente da chave utilizada para descodificar, portanto não use chaves iguais. Para isto temos uma chave publica e outra privada.
Chave publica: Pode ser do conhecimento de todos, está chave é utilizada para codificar a informação/arquivo;
Chave privada: Está deve ser mantida em segredo, pois é utilizada para descodificar o arquivo.
Esteganografia
Esteganografia é uma palavra que vem do grego e significa “escrita oculta”. Trata-se do estudo de técnicas que permitam esconder informações