criptografia
Criptografia e hashing são um meio de aprimorar a segurança de uma mensagem ou arquivo embaralhando o conteúdo de modo que ele só possa ser lido por quem tenha a chave de criptografia correta para desembaralhá-lo.
Hash – Um hash é uma seqüencia de letras ou números geradas por um algoritmo de hashing. Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Ele é um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja quase exclusivo. Além do mas, as funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.
Figura 1: Hash
Fonte: Google
Criptografia – Toda criptografia tem com base os algoritmos matemáticos. Os algoritmos DES, AES, RSA ou Diffie/Hellman de criptografia podem solicitar uma senha ou não como o algoritmo. (http://eltiger.wordpress.com/2008/10/12/ciptografia-assinatura-digital-e-alguns-outros-conceitos/). O resultado de algo submetido ao algoritmo criptográfico é chamado de texto cifrado. Os algoritmos que solicitam uma senha são classificados em simétricos igualdade e assimétricos desigualdade. Esse segundo é mais conhecido como algoritmo de chaves. Com essa técnica de criptografia eu obtenho a confidencialidade de uma informação.
Algoritmos simétricos – São algoritmos matemáticos cujo a senha tem que ser compartilhada entre o emissor e destinatário.
figura 2: chave simétrica
Fonte: Google
Algoritmos assimétricos – São algoritmos matemáticos baseado em duas chaves. Uma é denominada de privada e a outra de pública. Esse par de chaves são gerados de números primos extremamente grandes. Os dois números primos são multiplicados para se obter um terceiro valor. Porém, descobrir os dois primeiros números a partir do terceiro é muito trabalhoso. Se dois números primos grandes forem usados na multiplicação, será necessário usar muito processamento para descobri-los, tornando