Criptografia
A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
A primeira vista ela até pode parecer complicada, mas para usufruir dos benefícios que proporciona você não precisa estudá-la profundamente e nem ser nenhum matemático experiente. Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.
Por meio do uso da criptografia você pode: proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda; criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas; proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias; proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.
Nas próximas seções são apresentados alguns conceitos de criptografia. Antes, porém, é importante que você se familiarize com alguns termos geralmente usados e que são mostrados na Tabela 9.1.
Tabela 9.1: Termos empregados em criptografia e comunicações via Internet.
Termo
Significado
Texto claro
Informação legível (original) que será protegida, ou seja, que será codificada
Texto codificado (cifrado)
Texto ilegível, gerado pela codificação de um texto claro
Codificar (cifrar)
Ato de transformar um texto claro em um texto codificado
Decodificar (decifrar)
Ato de transformar um texto codificado em um texto claro
Método criptográfico
Conjunto de programas responsável por codificar e decodificar informações
Chave
Similar a uma senha, é