ANALISAR AS ESTRATÉGIAS CORREPONDENTES PARA A SOLUÇÃO DO CONTRABAMDO, E A EMIGRAÇÃO ILEGAL ENTRE A VENEZUELA E A COLOMBIA.
760 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOAs relações entre Colômbia e Venezuela são de países vizinhos com fortes laços históricos, culturais e geográficos, mas que vêm passando por alguns conflitos. Os dois países dividem uma história em comum, por alcançarem sua independência sob Simón Bolívar e tornarem-se uma só nação, a Grã-Colômbia, que foi dissolvida no século XIX. Desde essa época, as relações entre os dois países oscilam entre a cooperação e o enfrentamento bilateral. Um dos principais pontos de fricção tem sido o grande número de colombianos que imigrou para o país vizinho nos anos 70 e 80, e que só conseguiram trabalho em empregos de baixa renda e na parte mais baixa da pirâmide econômica e social. Muitos destes imigrantes foram aprisionados e mantidos em péssimas condições, discriminados e tendo seus direitos violados. O conflito armado entre o governo da Colômbia e grupos guerrilheiros no país também tem provocado impasses entre os dois países. Incursões militares ilegais por soldados dos dois países no território vizinho têm sido frequentes desde que o conflito interno colombiano teve uma escalada durante a década de 1980, causando movimentação de tropas na fronteira comum de mais de 2000 km. O contrabando floresce na região, de produtos que vão de drogas, armas e gasolina a veículos roubados. De 2002 a 2010, essa relação flutuou devido às diferenças ideológicas ente os presidentes dos dois países, Álvaro Uribe e Hugo Chávez, chegando novamente a um ponto crítico em novembro de 2007, graças ao fracasso de uma troca humanitária entre prisioneiros do exército e da guerrilha colombiana.
1. PROBLEMA
A fronteira entre Colômbia e Venezuela tem sido estudada por numerosos estudiosos e historiadores da série de problemas que ela gerou e afetaram as relações bilaterais desses países, para resolver esta situação, foi nomeada para o desenvolvimento da complexa diplomática situação que é gerado ao longo desta fronteira complexa e