FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
AMBEV
Descrição: Industria de Bebidas Antarctica do Nordeste S/A, unidade de Teresina da Companhia de Bebidas das Américas, localizada no Pólo Industrial do bairro Saci. A fábrica de bebidas foi construída em 1976, pela Antarctica, que hoje faz parte da AmBev.
Nesta filial da AmBev são produzidas as cervejas antártica, Brahma e Skol que são consumidas em todo Piauí e parte do Maranhão. A fábrica também produz o Guaraná Antarctica e os refrigerantes da linha Pepsi. Dela também sai uma grande quantidade de cevada que alimenta os bovinos de todo o Piauí.
A filial da AmBev em Teresina tem uma capacidade de produção de 250 mil hectolitros de bebidas e emprega cerca de 500 pessoas, além de vários outros empregos indiretos. A AmBev Teresina é um dos maiores contribuintes de ICMS do Piauí.
1.1. Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1.1.1. Denominação e forma de constituição;
A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) Dentro de um processo controverso, a Ambev associou-se à cervejaria belga Interbrew e o resultado desta associação foi a criação da InBev, uma das principais cervejarias do mundo. Há dúvidas se a Ambev continua a ser uma empresa nacional, ou se é apenas uma subsidiária da Interbrew/Inbev.
1.1.2. Dados e Fatos Relevantes da origem da organização;
Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil mesmo sendo uma das empresas que mais respondem a processos trabalhistas, segundo o Ministério Público do Trabalho.
1.1.3. Natureza e ramo de atuação;
É uma empresa de capital aberto produtora de bens de consumo do Brasil, tendo nascido da fusão entre a Antarctica e a Brahma. Esta última era controlada pelos antigos donos do Banco Garantia: Jorge Paulo Lehman, Carlos Alberto Sicupira, Marcel Telles e Juan Vergara; estes dois últimos, acabaram virando