Criptografia
Ciência da Computação
Criptografia
AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
Nome (RA)
São Paulo, Novembro/2011
Índice
1. Objetivo 3 2. Introdução 3 3. Conceitos gerais 5 4. Técnicas criptográficas mais utilizadas e conhecidas 8 5. Criptografia com o algoritmo RSA 12 6. Projeto (implementação do RSA) 17 7. Relatório com as linhas de código do programa 19 8. Bibliografia 20
1. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo, apresentar o conseito de criptografia, sua história e as técnicas de criptografia mais conhecidas e as mais utilizadas, além de apresentar uma técnica em especial, que é o algoritmo RSA, um dos mais usados e mais seguros.
2. Introdução
A criptografia é uma técnica existente desde tempos antigos, e que pode ser considerada tão antiga quanto a escrita, pois, desde que as pessoas começaram a escrever, sentiram a necessidade de esconder ou de não permitir que qualquer um lesse o que foi escrito, ultimamente a criptografia vem tendo uma importância muito grande. Toda operação realizada via internet envolvendo troca de dados sigilosos, como números de cartões de crédito, ou senhas, ou uma menságem para alguém, deve ultilizar criptografia.
O principal objetivo da criptografia, é o de garantir o armazenamento e a circulação de menságens de forma segura, tornando-as ininteligiveis para um adversário qualquer.
Ao enviarmos uma informação qualquer pela Internet, seja um simples e-mail ou um arquivo, esta informação passa por diversas maquinas antes de atingir o destinatário final. Se for este o caso, a única forma de garantir a integridade desta mensagem seria escrevê-la de tal modo que somente o destinatário pudesse entende-la, ou seja criptografando a menságem. A partir do momento em que as sociedades humanas se estruturaram tem existido a necessidade de se ocultar informações